Blog, Magistratura

publicado em 29 de agosto de 2023

Humanística nas provas discursivas

Na matéria de humanística para prova da magistratura do TJPE – 2023 – FGV, exigia-se o conhecimento da Resolução CNJ nº 305, que regulamenta os parâmetros para o uso das redes sociais pelos membros do Poder Judiciário.

 

A questão era: Carlos e Teresa são membros da magistratura estadual. O primeiro é vitaliciado e a segunda é vitalicianda. No seu perfil de uma rede social, Carlos postou uma mensagem na qual dizia que mulheres eram emocionalmente desequilibradas e, por isso, apenas confiava em homens para exercer a chefia da serventia das varas em que atuava. 

 

Na mesma semana, Teresa fez uma postagem divulgando um artigo acadêmico que havia escrito tratando da questão do “marco temporal das terras indígenas” (pendente de julgamento no STF). Considerando a Resolução do CNJ que estabelece os parâmetros para o uso das redes sociais pelos membros do Poder Judiciário, as postagens feitas por Carlos e Teresa são aceitáveis ou não? Justifique.

 

O espelho apresentado pela banca examinadora apresentava que a Resolução CNJ nº 305 se aplicaria igualmente para Carlos e Tereza, pois não havia diferença entre ser vitaliciado e vitaliciada.

Em nosso site www.treinesubjetivas.com.br, você encontra a resposta nota 10 elaborada por nossos professores, demonstrando a forma como o espelho de prova pode ser desenvolvido na elaboração de resposta. O treino é essencial! Vamos juntos!

Simulado

1