DICA PROVA SUBJETIVA
DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL
A questão era interdisciplinar, e envolvia as matérias de Direito Institucional, Direito Administrativo e Filosofia e Sociologia Jurídica.
A banca apresentou aos candidatos um caso prático em que um Defensor Público do Estado do Paraná ingressou com Ação Civil Pública, haja vista a publicação de edital de licitação pelo Estado do Paraná no qual havia uma preferência na contratação de empresas que garantissem a paridade de gênero em seu quadro de pessoal.
No caso apresentado, o Defensor Público argumentava que tal critério previsto no edital de licitação era inconstitucional, pois violaria a igualdade de gênero, privilegiando mulheres em detrimento dos homens.
À vista disso, a Banca exigiu que o candidato discorresse sobre a argumentação utilizada pelo Defensor Público, tendo como referência as obras Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis e Racismo Estrutural de Silvio Almeida.
Recentemente, foram objeto de cobrança na prova discursiva da DPE/PR, em uma questão
interdisciplinar, temas relacionados às disciplinas de Filosofia e Sociologia Jurídica, abordando conceitos encontrados nos livros Mulheres, Raça e Classe de Angela Davis e Racismo Estrutural, de Silvio Almeida, ambos expressos no edital.
As obras trazem temáticas reiteradamente exploradas em provas da carreira.
Bons estudos!