Os graves problemas que envolvem a Ucrânia, desde fins de 2013, ultrapassam as fronteiras do país e atingem o sensível tabuleiro de xadrez em que se assentam as relações internacionais. Assim, além das inúmeras dificuldades internas, próprias de um país que se divide entre aproximar-se da União Europeia e estreitar suas relações com a Rússia, sem contar as denúncias de corrupção de governantes que tiveram que deixar seus cargos, a crise ucraniana salientou o papel da Rússia de Putin, desejosa de ampliar sua influência externa e de demonstrar um poderio que o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas poderia ter sepultado. A crítica situação vivida pela Ucrânia, que perdeu a influência sobre a Crimeia, é assinalada por ondas alarmantes de violência, que causaram expressivo número de mortes de civis e militares.
Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 35,00 pontos, dos quais até 2,00 pontos serão atribuídos ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).
Considerando os múltiplos aspectos suscitados pela temática apresentada acima, redija um texto dissertativo acerca da crise ucraniana. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 - Divisão interna da Ucrânia; [valor: 11,00 pontos]
2 - Pressão de parte da população por independência ou anexação a outro país; [valor: 11,00 pontos]
3 - Crise da Ucrânia e o sistema internacional. [valor: 11,00 pontos]
(30 LINHAS)