Blog, Treine Jurisprudência

publicado em 18 de julho de 2022

Associações podem celebrar TAC na Ação Civil Pública?

DICA – TREINE JURISPRUDÊNCIA
Procuradorias

Não há previsão legal para que as associações celebram TAC, pois o parágrafo 6 do artigo 5 da Lei nº 7.347/85 prevê apenas que os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.

 

Entretanto, o STF entende que associação privada autora de uma ação civil pública pode fazer transação com o réu e pedir a extinção do processo.

 

“A associação privada autora de uma ação civil pública pode fazer transação com o réu e pedir a extinção do processo, nos termos do art. 487, III, “b”, do CPC. O art. 5º, § 6º da Lei nº 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública) prevê que os órgãos públicos podem fazer acordos nas ações civis públicas em curso, não mencionando as associações privadas. Apesar disso, a ausência de disposição normativa expressa no que concerne a associações privadas não afasta a viabilidade do acordo. Isso porque a existência de previsão explícita unicamente quanto aos entes públicos diz respeito ao fato de que somente podem fazer o que a lei determina, ao passo que aos entes privados é dado fazer tudo que a lei não proíbe. STF. Plenário. ADPF 165/DF, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgado em 1º/3/2018 (Info 892)”

 

Você sabia?

Salva e envia para um amigo!

Bons estudos!

Simulado

1