Banca CESPE/FCC, Blog

publicado em 17 de novembro de 2021

As Agências Reguladoras Possuem Independência? (Doutrina x CESPE?)

Sobre tais entidades, que compõem a Administração Indireta, Di Pietro leciona que elas estão sendo criadas como autarquias de regime especial, o qual vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra:

– à maior autonomia em relação à Administração Direta;

– à estabilidade de seus dirigentes, garantida pelo exercício de mandato fixo, que eles somente podem perder nas hipóteses expressamente previstas, afastada a possibilidade de exoneração ad nutum;

– ao caráter final das suas decisões, que não são passíveis de apreciação por outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

Muito se discute acerca da AUTONOMIA das agências reguladoras. Rafael Oliveira esclarece que a autonomia administrativa, REFORÇADA, das agências reguladoras pode ser afirmada por duas características básicas: a estabilidade reforçada dos dirigentes e a impossibilidade de recurso hierárquico impróprio contra as decisões das entidades regulatórias.

Vejamos, todavia, 3 enunciados de prova Cespe (mas há outros da mesma Banca nesse sentido):

# Para que as agências reguladoras atuem de maneira eficiente e efetiva, de modo a atender interesses e direitos dos usuários, é fundamental a sua independência. (CERTO)

# As agências reguladoras possuem autonomia para realização dos seus atos, mas não independência. (ERRADO)

# As agências reguladoras são autarquias em regime especial, o que lhes confere maior autonomia administrativa e financeira, contudo, não possuem independência em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. (CERTO)

– Podemos concluir que as agências reguladoras possuem autonomia qualificada, o que, para o CESPE, é a independência das agências.

– Não possuem, todavia, independência em relação aos poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), e, como as demais entidades da Administração Indireta, se submetem ao controle finalístico da Administração Direta.

 

Fique atento!

Simulado

1