Blog, Treine Jurisprudência

publicado em 26 de maio de 2022

A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada na lei local, considerada inconstitucional pelo acórdão recorrido, configura hipótese de improbidade administrativa prevista no art. 11, da LIA?

O STJ decidiu que não!

 

(…)

 

Fique atento

 

De acordo com a jurisprudência desta Corte Superior, desde há muito, a contratação de servidores públicos temporários sem concurso público baseada em legislação local, ainda que considerada inconstitucional pelo acórdão recorrido, afasta a caracterização do dolo genérico para a configuração de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.

 

A alteração na LIA que passou a exigir como ônus da parte autora o dolo específico apenas reforça o entendimento já adotado pelo STJ. 

 

Portanto, a contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei n. 8.429/1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo), necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública.

Simulado

1