Blog, Dica de Português

publicado em 12 de março de 2022

Regras Para Escrever De Forma Coerente:

Coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.

1) Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense, mas a tensão deve ser resolvida,

2) Seguir uma ordem descritiva: seguir a ordem em que a cena, o objeto, o fato são observados – dos detalhes mais próximos para os mais distantes, de dentro para fora, etc.

3) Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que permaneçam interligadas.

4) Evitar repetições: uma ideia já enunciada pode ser repetida, mas desde que acrescentemos uma informação nova ao raciocínio, capaz de aclarar ainda mais o assunto de que estamos tratando. Evitar redundâncias.

5) Não se contradizer: uma tese exposta no início não pode ser atacada no final do texto.

6) Não escamotear a realidade: um dado concreto só pode ser contestado com base em investigações cientifícas.

7) Evitar generalizações: afirmar de forma infundada ou não, que algo é verdadeiro em grande parte das situações, demonstra falta de argumentos.

8) Utilizar os recursos de coesão textual.

Simulado

1