“Tal como todos os agrupamentos políticos que historicamente o procederam, o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem, fundada no instrumento da violência legítima (isto é, da violência considerada como legítima). O Estado só pode existir, portanto, sob condição de que os homens dominados se
submetam a autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores. (Weber, M. Ciência e política. Duas
vocações. 2013 p. 57). O trecho acima infere-se na análise realizada por Max Weber, no ensaio "A política como
vocação”, sobre a forma de agrupamento político denominado Estado. acerca desta análise, pergunta-se:
A - em que termos Weber explica a relação entre o Estado e a violência em nossos dias?;
B - Segundo Weber, existem em princípio "três razões internas que justificam a dominação", existindo , consequentemente , três fundamentos da legitimidade. Quais são elas? Explique.
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“Dispositivo importante, pois autoriza e desinvidualiza o poder. Este tem seu princípio não tanto numa pessoa quanto numa certa distribuição concertada dos corpos, das superfícies, das luvas e, dos olhares; uma aparelhagem cujos mecanismos internos produzem a relação na qual se encontram presos os indivíduos. as cerimônias, os rituais, as marcas pelas quais se manifesta no soberano o mais poder são inúteis. Há uma maquinaria que assegura a dissimetria, o equilíbrio, a diferença. Pouco importa, consequentemente, quem exerce o poder" (FOUCALT, M. Vigiar e punir. 2007 p.167). No trecho citado, Michel Focault refere-se ao "dispositivo panóptico". Acerca deste
dispositivo , segundo as análises do filósofo na obra vigiar e punir , pergunta-se:
1 - Quais seus principais efeitos em instituições como, por exemplo, a prisão? ;
2 - O dispositivo panóptico está relacionado a quais mecanismos de poder?
Explique.
(30 linhas)